Sim, Nós Podemos (enviado em 21/01/2009)

Sim, Nós Podemos.

            Dotado de inteligência, que é a capacidade de pensar, querer e agir, o homem, desde os seus primórdios, sempre pensou em evoluir. Assim, constituiu a família, a sociedade e o Estado. Sendo este a grande sociedade organizada jurídica e politicamente, surgiu o homem político para administrá-lo, diferentemente do homem técnico que administra a empresa privada. 
            Os exemplos têm mostrado que muitos PhD não conseguem se eleger para o mais simples cargo político, enquanto que outros desprovidos de qualquer formação acadêmica chegam ao mais alto cargo político de uma nação.  Por isso, cada cidadão, segundo as suas habilidades, pode realizar o seu sonho, desde que se esforce para tal, persistindo no agir, não ficando apenas no querer. O famoso discurso de Martin Luther King, em 28/08/63, de grande repercussão pelo seu “I have a dream”, foi agora concretizado por Barack Obama, assumindo o cargo de Presidente da República da nação mais poderosa do mundo.
            O seu slogan “Yes, We Can”, de sua campanha presidencial, provou que podemos realizar um sonho, quando agimos com persistência, alicerçados num ideal.  Depois de 46 anos do sonho daquele homem que lutou bravamente pelo fim do preconceito racial, eis que outro homem de sua cor conquista o poder maior de um país, tornando-se o líder de todas as cores.  E este, com brilhante formação acadêmica, tendo passado por uma das mais famosas universidades do mundo, Harvard, pelo que podemos dizer que uniu as habilidades técnica e política, aumentando a confiança na boa gestão da maior potência econômica do planeta.
            Pela sua origem humilde e pelo peso da cor, ficou provado que valeu o seu esforço, vencendo barreiras quase instransponíveis, numa conturbada trajetória, mas vitoriosa pela sua inteligência, que sempre vislumbrou o seu “Sim, Nós Podemos”.

(Irineu Gomes de Souza)